Visita a laboratórios de Biotecnologia na USP

Na última semana, o Colégio Stockler celebrou o encerramento da disciplina de Biotecnologia, oferecida aos alunos da 2ª série do Ensino Médio inscritos no itinerário formativo “Jornadas Científicas”, com uma atividade que proporcionou à turma uma vivência única no mundo da pesquisa científica. Sob a orientação da professora Janaína Pires, responsável pelo curso, os estudantes visitaram o Laboratório de Fitoquímica e o Laboratório de Reparo de DNA da Universidade de São Paulo (USP).

A disciplina, destinada aos alunos do Ensino Médio, visou proporcionar uma imersão completa no cotidiano de um pesquisador e nas ferramentas de biotecnologia usadas em laboratórios de pesquisa. No Laboratório de Fitoquímica, os alunos exploraram a prospecção de substâncias químicas em plantas para fins diversos, como cosméticos, medicamentos e suplementos alimentares. Já no Laboratório de Reparo de DNA, os alunos mergulharam na edição gênica para solucionar doenças e síndromes genéticas.

Durante a visita, onde os alunos puderam interagir também com um bioinformata, observando-o trabalhar com o software usado para reparos no DNA. A professora Beatriz Torrano, docente de Biologia no Colégio Stockler também acompanhou os alunos na atividade. “Foi muito interessante observar o momento de epifania dos alunos, ao perceberem a importância dos assuntos ligados à ciência básica trabalhados no Ensino Médio para o desenvolvimento de soluções revolucionárias, como vacinas e antibióticos,” comentou Beatriz.

A saída para os laboratórios de Biotecnologia na USP reflete um dos principais objetivos do itinerário “Jornadas Científicas”: revelar aos participantes como é a vida e quais são alguns dos desafios enfrentados por quem se dedica a produzir conhecimento científico no Brasil.

Anterior
Anterior

Uma tarde de reflexão e cinema aguarda os alunos do Ensino Médio do Colégio Stockler!

Próximo
Próximo

Revisão Especial 2023 – FGV / INSPER / IBMEC / ESPM