Stockler +Talentos: programa de bolsas de estudos por mérito acadêmico. Saiba mais.

Proposta Ensino Médio

Ambiente acolhedor

Bons resultados não precisam vir acompanhados de pressão, competitividade e esgotamento. A metodologia do Stockler está centrada em garantir um ambiente cooperativo, onde os alunos encontram o suporte emocional necessário para enfrentar com segurança os desafios da vida acadêmica e social. Entre as competências socioemocionais trabalhadas no Ensino Médio estão a comunicação, a capacidade de adaptação e a resolução de conflitos. Acolhimento, porém, não significa falta de rigor, já que colocamos em prática um currículo que conjuga excelência, diversidade e personalização.

Currículo diferenciado

O currículo do Ensino Médio tem aulas como as de Teatro e Jornalismo, nas quais o estudante acessa conhecimentos nas mais variadas linguagens e aprende a articulá-los com olhar crítico e sensibilidade. 

Segundo o relatório The Future of Jobs, do Fórum Econômico Mundial, o século XXI é o século em que habilidades antes ignoradas pelo mercado de trabalho serão cada vez mais valorizadas. É o que os especialistas em recrutamento chamam de soft skills, ou seja, competências socioemocionais que não estão ligadas apenas ao conhecimento técnico e ao cognitivo. É nesse contexto que o trabalho com o Teatro desenvolvido há mais de duas décadas pelo Colégio Stockler garante uma formação socioemocional que terá impactos ao longo de toda a vida do sujeito. As Artes Cênicas se somam à grade curricular exigente do colégio, criando um espaço de autoconhecimento para os jovens.


Já nas aulas de Jornalismo, pensadas e ministradas por profissionais da área com experiência em sala de aula, a educação midiática, junto às atualidades, dá o tom das discussões. Em um cenário de crescente desinformação, que afeta desde o consumo de produtos ao resultado de eleições, pretendemos formar estudantes preparados para lidar notícias falsas e vieses provocados pelos algoritmos.

Plano de estudos

Sabemos que as atividades escolares precisam ser conciliadas com outras como a prática de esportes e o estudo de idiomas. Por isso, os alunos do Ensino Médio podem ter planos de estudos personalizados, construídos em parceria com a orientação pedagógica. Os planos contemplam as atividades extracurriculares, os momentos de descanso e o foco nas áreas do conhecimento em que o aluno precisa suprir defasagens ou que são prioritárias em razão do vestibular. Entendemos que a organização é a chave para o equilíbrio entre a vida na escola e fora dela.


Apoio acadêmico personalizado

As turmas pequenas, a proximidade cotidiana com os professores e o material exclusivo - sem a padronização dos sistemas de ensino - não são os únicos diferenciais do Ensino Médio no Stockler. A personalização está também nas atividades de apoio que acontecem em horário complementar às aulas, como os plantões de dúvidas, as monitorias dirigidas e o projeto #PartiuFuvest.

Os plantões de dúvidas semanais são abertos a todas as turmas e estimulam um estudo ativo, pois os alunos devem levar dúvidas do conteúdo ou dos exercícios feitos durante a aula e em casa. Com encontros frequentes - e não apenas em momentos cruciais do semestre, como a véspera das provas -, incentivamos o cultivo do hábito de estudar e reduzimos a ansiedade diante de avaliações importantes. 

As monitorias dirigidas também acontecem em horário complementar e recebem alunos que foram convocados pelos professores a cada trimestre, mediante critérios previamente estabelecidos. Os professores de cada área são responsáveis por pautar o trabalho das monitorias, uma vez que indicam conteúdos que devem ser priorizados para cada grupo e período do semestre. Eles também recebem relatórios dos profissionais responsáveis pelas monitorias, para manter a coerência entre as práticas nos períodos da manhã e da tarde.  

O #PartiuFuvest é uma iniciativa que valoriza alunos cuja meta é a aprovação em universidades de ponta e se destacam tanto pelos resultados em avaliações quanto pelo comprometimento demonstrado em sala de aula. Nos encontros do projeto, os professores aprofundam as habilidades necessárias para a leitura e interpretação de questões de alta complexidade bem como as estratégias para resolver exercícios de de vestibulares concorridos.

Novo Ensino Médio

No Stockler, as mudanças no Ensino Médio reforçam a perspectiva de que esta é uma etapa especial da formação dos jovens, o que significa valorizar não apenas a preparação para o vestibular, mas o desenvolvimento de habilidades e competências importantes para a vida. 

Uma novidade do Ensino Médio é o Projeto de Vida, compreendido, na Base Nacional Comum Curricular, como eixo organizador dos anos finais da educação básica, e por meio do qual se deve buscar o conhecimento de si, dos outros, do mundo e do futuro.

No caso do Stockler, as Linguagens foram eleitas como fio condutor das aulas de Projeto de Vida, guiadas por obras da literatura como O conto da ilha desconhecida, de José Saramago, e Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa.

Os clássicos orientam reflexões interiores e exteriores, uma vez que pautam trabalhos de campo em Paraty e Minas Gerais, lugares onde as turmas se aproximam de conceitos como história, memória, patrimônio, meio ambiente e sustentabilidade. Ademais, nos encontros de Projeto de Vida, os estudantes se fortalecem como grupo e não apenas como indivíduos que disputarão uma vaga no vestibular e, mais tarde, no mundo do trabalho.

Itinerários Formativos

Há, por fim, os itinerários formativos, a parte flexível do currículo. O colégio, atualmente, oferece dois itinerários: Jornadas Científicas e Engajamento e transformação. No primeiro, a turma discute o que é ciência e qual é sua função social e, depois, coloca a mão na massa em projetos pessoais de pesquisa e de divulgação científica. No segundo, aulas de empreendedorismo social e de governança estimulam os jovens a pensarem em soluções para problemas contemporâneos. Em ambos, o processo de escolha da carreira está no foco, mas seguem em paralelo o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e de um olhar acurado sobre a realidade, ainda que com diferentes lentes.